Windows vs Ubuntu

Publicidade

Recentemente instalei o Ubuntu para fazer um teste… fiz um Windows x Ubuntu

Como usuario de carteirinha do windows (desde o windows 95) pensei que teria algum problema ao instalar o Ubuntu…

Imaginei milhares de problemas…e passava pela minha cabeça:

  • Ubuntu é mais rápido que o windows?
  • Ubuntu é pior que o windows?
  • Será que vai ter muita tela preta cheia de linha de comando?
  • Como instalar os programas no Ubuntu?
  • Windows é melhor que Linux? Ou será que o Ubuntu ganha do Windows?

Resposta:

Não é tão ruim quanto o Windows em certos aspectos, mas é pior em outros…

Instalei a versão 6.10…Realmente instalar o ubuntu é muito fácil… achei que teria que enfrentar horas de linha de comando, mas estava redondamente enganado…aprovei o ubuntu no quesito instalação…

O problema começou a vir depois… Ok, instalei o Ubuntu, e começei a usar o Sistema Operacional…vários aplicativos, como o Open-office,  Firefox, e tudo mais pré-instalados…até aí beleza… No Ubuntu vs Windows, Ubuntu começou a ganhar

Só que daí, os problemas começaram a aparecer…e falo como um usuário mediano de computador…

Começei a usar o Firefox…mas dái entrei no Youtube, e o flash não estava funcionando, como fazer pra ver vídeo do Youtube no Ubuntu? Como uso um pouco a internet, sei que pra ver o vídeo, eu precisaria do Flash instalado…mas nada é tão simples…precisei perder um belo tempo, pra achar um Pack pra instalar o Flash no Linux, e mais 15 minutos pra entender como instalar o Flash…o problema, é que tudo na base do código do comando…deve ser muito simples pra um geek viciado em linux, mas pra um usuario habitual de ícones e  simplicidade dos gráficos, ter que instalar algo, através do código do comando e não saber o que signfica , se torna meio frustante…

Depois do Firefox, veio um outro problema…como ouvir mp3 no ubuntu? Mais meia hora até achar o player correto, etc…

Depois o sistema tava rodando blz…veio um outro problema… quis jogar um pouquinho, e empaquei novamente…afinal eu não quero ficar jogando joguinho da cobra, como vem préinstalado no ubuntu, e fui ver um tal de emulador…e achei muito mais simples dar um reeboot e usar o Windows

Depois disso, voltei pro Windows, e o ubuntu tá ali instalado, mas só pra quando o windows der pau…

Windows vs Ubuntu

Moral da história:

Muitos xiitas ficam alegres por saber que o Linux vai começar a ser usado nos computadores da DELL, mas a dura realidade é que o computador do milhão vai chegar na casa do individuo com Linux, ele não vai conseguir achar a internet (o icone do IE ) e vai chamar o técnico… o técnico vai formatar o pc do individuo, e vai fazer o que? Não preciso nem falar o resto da história…o Windows ganha no quesito facilidade,um analfabeto entende, uma miguxa entende, todos entendem, além do quesito compatibilidade, a microsoft investe muito mais nos desenvolvedores de programas, do que no próprio windows…é aí que está grande vitória dela, e que pelo visto nenhum pinguim vai tirar tão cedo, enquanto os desenvolvedores de sistemas open-source pararem de pensar com geeks, e pensar no lado mais miguxo da coisa, e se colocarem no lugar da pessoa que  acha que a internet é o ícone azul, talvez o Linux se torne popular…

E era isso :)

  1. Junior disse:

    Cara instalei meu Ubuntu antes, sou usuário do windows desde o 3.10, antes disso fui usuário do Ms-dos.
    Também achei o ubuntu muito simples,atualizei o flash pelo site da adobe, não perdi mais que 3 minutos.
    Quanto ao player de música, esta no menu aplicativos (semelhante ao iniciar).
    Quanto a jogos,assim como o windows, vem jogos simples no pacote mas se quiser algo mais avançado existe sim, porém ainda não testei.Óbviamente o windows tem muito mais.

    Em geral, gostei do sistema e ficarei nele, estou gostando de aprender.
    PS. Meu nível de conhecimento deve estar abaixo de mediano…

  2. Br_69 disse:

    na boa pco..
    o Ubuntu da de 10 no windows..
    Ta certo q grande maioria da população tem mais conhecimento do Windows e tbm q é mto mais facil achar programas pro windows isso é fato..
    Mas claro q ajudaria se vc tivesse testado com o Ubuntu 7.10 testa de novo aee vc vai curti.

  3. JowCG disse:

    Na versão mais atual, Ubuntu 7.10 vc ja nao encontra mais problemas como o do plugin e o do player que vc disse. O plugin assim que voce entrar num site que precise, vai aparecer uma barra amarela no firefox com a mensagem “A instalação de plugins é necessária para exibir todo o conteúdo da página”, bastando clicar no botao “Instalar plugins..” que esta ao lado da frase. Quanto a mp3 o ubuntu 7.10 vem com dois players de audio e video, totem e rhythmbox, o caso de codec quando voce tentar abrir algo que os necessite irá aparecer uma mensagem dizendo que vc precisa e se vc quer instalar-los ou nao, bastando clicar no botao para isso que ele baixa automaticamente. O bom é que instale sempre a ultima versão vc instalou a 6.10, que é de outubro de 2006, após essa teve a de abril de 2007 e a mais nova é a de outubro de 2007, versão 7.10

    Resposta:

    Olá JowCG obrigado pelo comentário, realmente instalei o 7.10, e enfrentei menos problemas, até instalei o impressionante Beryl.. mas esse post é meio antigo já :). Todavia ainda uso muito o windows pois existem muitos softwares que só rodam nele. Mas pretendo me aprofundar mais no linux, pena que falta tempo. Vou ver se mais tarde abro uma parte no meu blog pra mostrar meus estudos sobre o linux.

    Até mais!

Comente