Como REGULARIZAR o CPF – Cpf Pendente de regularização/Suspenso etc

Publicidade

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um dos documentos mais importantes do Brasil, e certas vezes, pelo erro do próprio dono em relação a uma de suas obrigações, pode acontecer do mesmo ficar irregular. Se você consultou seu CPF e viu que ele estava “pendente de regularização” leia atentamente abaixo:

O CPF de uma pessoa pode estar em 5 situações cadastrais de acordo com o que ela vê na consulta do CPF no site da receita federal:

CPF Regular: Aqui seu CPF está 100% certinho, não tem que se preocupar com nada.

CPF Pendente de regularização: Nesse caso, o contribuinte esqueceu de entregar uma declaração da qual estava obrigado entregar nos últimos 5 anos, desde uma declaração de isenção(até 2007) ou declaração de imposto de renda.

CPF Cancelado: Aqui ocorre, ou quando o contribuinte morreu, ou por alguma decisão administrativa/judicial.

CPF Nulo: Nesse caso a receita federal observou que você estava c0m um CPF em fraude.

CPF Suspenso: O seu cadastro veio com algum erro,um CPF fica suspenso quando está com o cadastro incompleto.

como regularizar CPF

Após identificar qual tipo de erro aconteceu, você deve tentar ajusta-lo da forma correta.

Primeiramente antes de tudo, o contribuinte deve analisar se não esqueceu de entregar algum documento, essa é a situação mais comum. Normalmente basta entregar a declaração de imposto de renda atrasada por exemplo,  para seu CPF ficar novamente regular.

Se seu CPF está pendente de regularização ou suspenso, provavelmente você ou esqueceu de entregar uma declaração que devia ter entregado, ou errou em algum dos dados cadastrais, você precisara portanto regularizar (arrumar) seu CPF:

Para fazer isso, vá aos correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica, munido de seu CPF ou documento que comprove a inscrição do CPF, RG ou certidão de nascimento, e se você tiver mais de 18 anos, titulo de eleitor ou qualquer documento que confirme o alistamento eleitoral, e R$5,50,  e peça ao atende para fazer a sua regularização de CPF. Costuma ser bem rápido. Depois você vai receber um código de confirmação.

Não se esqueça de ligar para receita federal, ou ir até a sede da receita federal de sua cidade, caso você não saiba o real motivo da irregularidade do CPF. Se você errou alguma coisa no cadastro, como nomes etc, basta seguir os passos acima.

  1. Robson disse:

    Boa tarde!

    o meu CPF diz que está CPF Pendente de regularização. eu sou Insento, diz que vai de 2007 a 2009, nao entindi , pode me explicar como faço para regularizar.

    Robson

  2. dorival barbosa junior disse:

    eu gostaria de saber se meu cpf está em valido como devo prorceder para regularização do meu cpf.

  3. AMANDA disse:

    GRAÇAS A DEUS ENCONTREI UM SITE QUE RESOLVEU A MINHA DUVIDA DE ONDE REGULARIZAR MEU CPF JA QUE NO SITE DE RECEITE NÃO ENCONTREI NADA SOBRE ISSO , UMA COISA TÃO SIMPLES. MUITO OBRIGADA VALEU.

  4. fernando silva disse:

    Uma informação que poderia ser dada no site da secretaria de fazenda.
    Para nossa salvação existem órgãos não governamentais que nos auxiliam. Obrigado ao Tiagosilva.org

Comente