Como passar fotos do celular para o computador

Publicidade

Os celulares se popularizaram, e acabaram virando máquinas de tirar fotos também. Tirar foto é fácil, o problema é passar essas fotos para o computador.

Já tive vários celulares, e sei que a principio pode ser um problema, principalmente os celulares mais antigos, que costumam ser os mais difíceis de extrair fotos, pois não costumam vir com os cabos necessários, ou simplesmente tem poucas formas de transferência.

Bem, por isso resolvi explanar os principais jeitos atualmente de se passar as fotos para o computador, mas é óbvio que não vou conseguir explicar todos, pois existem milhares de modelos de celulares, só pra você ter uma noção, olhe quantos celulares só da nokia existem nessa página da wikipedia.

Passando fotos via cabo

Essa tipo de transferência é possível se o seu celular tiver um cabo especifico pra isso. Celulares de 2010 pra frente costumeiramente vem com esse tipo de cabo. Geralmente em uma das pontas temos uma entrada pequena, geralmente Micro-USB (em inglês), pra ser colocada na entrada do celular, e na outra ponta, uma conector USB normal.

Exemplo de Cabo Micro USB
Exemplo de conector micro usb

Esses cabos para serem utilizados, geralmente precisam de um programa instalado no computador. Esse programa vai fazer o seu computador identificar o seu celular. Geralmente esse programa vem junto com o CD que acompanha o celular, se você não tem esse CD, abaixo, você pode encontrar os links para os principais programas, dependendo da marca do seu celular:

Celulares Nokia

A Nokia oferece uma página especial para você baixar os drivers de cabos. Os drivers funcionam da seguinte maneira, primeiro você instala eles no seu computador, e depois de instalados, é conectar o cabo no celular e depois no computador, e o seu computador vai conseguir “visualizar” os dados dentro do seu celular, assim você vai conseguir ver os dados do seu celular como se fosse uma pasta no seu computador.

Drivers para Cabos Nokia

Atenção: Se você usa Windows 7 ou vista, provavelmente não vai precisar instalar os drivers. Tente simplesmente conectar o cabo do celular no computador, e veja se aparece as pastas de suas fotos. Se não conseguir, tente instalar os drivers.

Existe também um programa especial chamado Nokia Fotos para quem tem celulares NSERIES (com exceção do N810 e N800), que permite você extrair as fotos de celulares NSeries. Você tem que instalar e só depois conectar o celular para baixar suas fotos.

Nokia Fotos

Celulares Samsung

Dos celulares Samsumg que tive, posso dizer que foram os mais fáceis de tirar as fotos do celular. Os celulares que a empresa vende costumam já vir com os cabos. Você normalmente precisa conectar o cabo, escolher o modo “armazenamento” no seu aparelho, e na janela que vai aparecer no seu computador procurar as fotos.

A empresa também tem um programa que facilita esse processo, chamado Samsung Kies. Ele facilita bastante a sua vida, pois suporta um número grande de modelos da Samsung ao mesmo tempo. Você instala o programa, e depois conecta o celular diretamente no computador,  o programa reconhece seu celular (normalmente mostra o modelo) e já permite que você além de ver suas fotos, edite contatos, instale programas e outras coisas no seu celular (desde que ele suporte claro).

Samsung Kies

Celulares LG

Celulares da LG não tem um programa semelhante ao Samsung Kies, sendo que o suporte para celulares dessa marca é mais “fraco”.

Primeiramente, desconcerte o seu celular do computador, e instale o Driver USB referente ao seu celular no computador. Para instalar esse driver você precisa baixar o programa LG Mobile:

LG Mobile

Após instalado, conecte seu celular, e provavelmente você vai conseguir visualizar os dados dentro do seu celular, e consequentemente as fotos.

Celulares Motorola

A Motorola é meio complicada, pois ela tem 2 programas principais, o MPT (Motorola Phone Tolls) e o Motorola Media Link.

Se o seu celular usa o sistema operacional Android, você poderá usar o Motorola Media Link, para transferir todos as fotos do seu celular.

Motorola Media Link

Agora se ele não usa, vai precisar do Motorola Phone Tools, que é um programa mais antigo da empresa. O grande problema é que procurei e não achei nenhum link oficial para baixar o programa, pois parece que a empresa já manda o CD na caixa do celular para você instalar. Dessa forma, recomendo você á procurar o programa na internet caso não consiga achar o CD.

Opcionalmente, a empresa oferece os drivers para você baixar, que vão ajudar o computador a reconhecer seu celular e permitir que você transfira arquivos do seu celular para o computador :

Drivers Motorola

Passando fotos via cartão

Eu acho interessante que muitas pessoas desconhecem o fato que seu celular pode ter um cartão de memória, o que facilita muito pra transferir fotos e outros arquivos para seu computador. Mas como você pode saber se o seu celular tem cartão de memória?

Geralmente abrindo o seu celular atrás, você poderá eventualmente encontrar um cartão micro-SD, grande parte dos celulares hoje tem esse cartão, principalmente os mais modernos que já tiram foto e são também MP3 Players.

Se o seu celular tem esse cartão, primeiramente você precisa saber, se quando está tirando fotos, o seu celular está salvando as fotos na memória interna do celular ou se ele está salvando diretamente no cartão, verifique nas configurações do seu celular se ele já está fazendo isso.

Adaptador e Cartão Micro-SD
Adaptador e cartão micro SD
Se as suas fotos estão sendo salvas no cartão, então você pode transferi-las, mas para isso você precisa de 2 coisas. Um adaptador de Micro-SD, que geralmente custa uns 10 reais, e um leitor de cartão SD no seu computador. Tendo isso, você pode facilmente usar seu micro-SD igual a um pendrive.

Passando fotos via softwares no celular

Você está sem o cabo, ou simplesmente não tem um leitor de cartão disponível? Se o seu celular for um Android / Blackberry ou até mesmo um iOS, você pode usar um programa de e-mail, ou também programas do tipo do Dropbox para armazenar suas fotos na internet e baixar posteriormente no computador. É um método emergencial que poucas pessoas usam quando precisam.

Fontes utilizadas: www.samsumg.com ,  www.motorola.com, www.lgmobile.com, www.nokia.com
Crédito das imagens: www.wikipedia.org

Comente